Ingredientes:
- 3 kg de pinhão cozido e descascado
- 1 kg de carne gado, preferencialmente agulha
- 1 cebola roxa grande
- 2 destes de alho
- 1 maço de salsa
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 pimenta dedo de moça
- 03 tomates gaúchos grandes
- 02 colheres de massa de tomate
- Sal e pimenta a gosto
- Queijo parmesão ralado grosso
Preparo:
Paçoca - Após cozinhar e descascar todo o pinhão, tarefa que demora aproximadamente 2 horas, considerando duas pessoas para realizar a atividade, o mesmo deverá ser moído na máquina de carne, tarefa que leva mais ½ hora para realização.Molho - Aqueça uma panela de ferro, coloque óleo, eu prefiro para este prato óleo de arroz. Frite a cebola e o alho. Em seguida acrescente a carne picada. A preferência é pela agulha pelo sabor característico de qualquer corte próximo do osso. Mecha constantemente para não grudar. Entre com o caldo de carne, continue mexendo até dissolver totalmente, após acrescente o tomate. Mexa por alguns instantes, após tampe a panela e deixe cozinhar até o molho encorpar. Inclua o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por mais alguns instantes até o molho reduzir e ficar mais espesso.
Aos poucos acrescente o pinhão moído na panela do molho. Após misturar todos os ingredientes, o pinhão absorverá o molho. Transfira o conteúdo da panela para uma travessa funda. Acrescente queijo ralado e leve ao forno por alguns instantes até o queijo gratinar. Sirva bem quente.
O acompanhamento ideal para este prato é uma salada de chicória com banco, vinagre de vinho tinto forte e cebola. Para beber cabernet sauvignon.

Nenhum comentário:
Postar um comentário